O Chupa Cabra é uma criatura lendária da qual muitos de nós já ouvimos falar. Sua origem se encontra na cidade de Denver, EUA, em 1976, quando um animal foi atacado e morto em circunstâncias misteriosas, tendo seu sangue drenado. Posteriormente tivemos vários outras casos em vários outros estados norte-americanos, no México e até no Brasil. Mas a fama desta criatura veio de uma onde de ataques ocorridos em Porto-Rico, no distrito de Mooca. Nesse período o jornalista Arnaldo Garcia, entusiasmado com o caso e vendo que a maior parte das vítimas eram cabras, apelidou o animal de Chupa Cabra e o nome ficou.
Inicialmente pensava-se que o Chupa Cabra fosse um serial-killer, ou seja, um ser humano com desejo de sangue. As vítimas, galinhas, cabras e até o gado, eram mortas e tinham seu sangue totalmente drenado, apesar de terem seus corpos mantidos intactos. Encontrava-se apenas uma ou duas marcas de perfuração, geralmente no pescoço dos animais, com buracos que acomodavam um dedo humano.
As origens do Chupa Cabra são discutíveis. Alguns acreditam que este animal veio do espaço sideral. Seria como um animal de estimação de seres alienígenas que fora deixado para trás. Outros creem que ele foi o resultado do cruzamento de um alienígena com um animal terrestre pela NASA e que teria escapado.