Candle Cove







Candle Cove, ou vela enseada, em português, foi um programa infantil de marionetes exibido nos Estados Unidos por um curtíssimo período de tempo. Por alguma razão, todos os registros existentes do programa foram apagados da história e tudo que sobrou foi o relato de algumas testemunhas que chegaram a vê-lo quando criança, razão pela qual é difícil estabelecer uma data precisa de quando o programa foi exibido (acredita-se entre 1970 e 1972) e qual emissora estava exibindo-o. Apesar do status mítico do programa, muitas pessoas, em fóruns da internet, afirmam ter recordações marcantes dele, com relatos que divergem em mínimos detalhes.
Um detalhe estranho de Candle Cove é que uma boa parte dos telespectadores não era capaz de assistir ao programa. Quando chegava a hora de ele começar, a tela da televisão ficava simplesmente chuviscada até o fim do horário de exibição do programa. Alguns, no entanto, afirmam que realmente estava passando algo ali. Com relação aos que realmente conseguiam assistir ao Candle Cove, os relatos são estranhos. Aparentemente as marionetes eram deformadas e mal feitas, com material barato, além de terem atitudes perversas, o que deixava quem assistia realmente perturbado.
Um destaque nos relatos está na experiência amedrontadora de um dos episódios, no qual todos os personagens marionetes começam a ter ataques nervosos violentos, gritando como loucos exatamente como se estivessem possuídos, e a única personagem humana era obrigada a aguentar tudo, chorando.
Aqui vou apresentar alguns relatos traduzidos do NetNostalgia Fórum:

Assunto: Candle Cove - Show infantil local?Alguém se lembra desse programa infantil? Se chamava Candle Cove (enseada da vela), e eu devia ter 6 ou 7 anos. Eu nunca encontrei qualquer referência sobre ele, eu acho que foi exibido em uma estação local por volta de 1971 ou 1972. Eu vivia em Ironton naquele tempo. Eu não me lembro qual estação, mas eu me lembro que passava num horário estranho, tipo 04:00 da tarde.

Assunto: Re: Candle Cove - Show infantil local?
Parece muito familiar para mim... Eu cresci fora de Ashland e tinha 9 anos de idade em 72. Candle Cove... era sobre piratas? Lembro de uma marionete de pirata na boca de uma caverna conversando com uma menina.
Assunto: Re: Candle Cove - Show infantil local?SIM! OK eu não sou louco! Lembro-me do pirata Percy. Eu meio que sempre tive medo dele. Parecia que ele era feito a partir de peças de outros bonecos, negócio de baixo orçamento. Sua cabeça parecia de uma boneca de porcelana antiga, parecia uma antiguidade que não pertencia bem naquele corpo. Eu não me lembro qual estação que passava! Embora não acho que foi na WTSF.
Assunto: Re: Candle Cove - Show infantil local?Estou tão aliviado que outras pessoas se lembram deste programa terrível!
Eu costumava ter essa lembrança horrível, um pesadelo que eu tinha. Quando a música da abertura acabava, a tela do programa ficava preta, e todos os personagens estavam lá, mas a câmera ficava apenas cortando a imagem para cada um dos seus rostos, e eles ficavam apenas gritando, e os fantoches e marionetes se contorcendo em espasmos, e apenas gritando, gritando. A menina estava gemendo e chorando como se tivesse passando por isso durante horas. Acordei muitas vezes desse pesadelo. Eu costumava molhar a cama quando eu o tinha.
Assunto: Re: Candle Cove - Show infantil local?Não, não, não é possível. Não havia história ou qualquer coisa, quero dizer, literalmente, eles ficavam lá chorando e gritando o programa todo.
Assunto: Re: Candle Cove - Show infantil local?
Talvez eu esteja fabricando a memória porque você contou isso, mas eu juro por Deus que eu me lembro de ver o que você descreveu. Eles só gritavam.
Assunto: Re: Candle Cove - Show infantil local?Visitei hoje a minha mãe na casa de repouso. Perguntei-lhe sobre quando eu era pequeno , no início dos anos 70, quando eu tinha 8 ou 9, e se ela lembrava de um programa de criança, chamado Candle Cove. Ela disse que estava surpresa que eu me lembrasse disso, e eu perguntei a ela porque, e ela disse: "Porque eu costumava pensar como era estranho. Você dizia: 'Eu vou assistir Candle Cove agora mãe', e então você ligava a TV num canal qualquer que só tinha estática e chiados vazios, e começava a assistir uma tela chuviscada durante 30 minutos. Você tinha uma grande imaginação com o seu pequeno show sobre piratas".

Uma lista completa com todos os relatos pode ser encontrada em: http://medob.blogspot.com.br/2010/12/candle-cove.html
A reprodução feita com base nas testemunhas do que seria o episódio dos espamos nervosos pode ser encontrada aqui:





Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar comentário

Postar um comentário